O Dia das Bruxas (Halloween é o nome original na língua inglesa) é um evento tradicional e cultural, que ocorre nos países anglo-saxónicos, com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como base e origem as celebrações pagãs dos antigos povos celtas.
A origem do halloween remonta às tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C., embora com marcadas diferenças em relação às atuais abóboras ou da famosa frase "Gostosuras ou travessuras", exportada pelos Estados Unidos, que popularizaram a comemoração. Originalmente, o halloween não tinha relação com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim do verão (samhain significa literalmente "fim do verão" na língua celta).
A celebração do Halloween tem duas origens que no transcurso da História foram se misturando:
Origem Pagã
A origem pagã tem a ver com a celebração celta chamada Samhain, que tinha como objetivo dar culto aos mortos. A invasão das Ilhas Britânicas pelos Romanos (46 A.C.) acabou mesclando a cultura latina com a celta, sendo que esta última acabou minguando com o tempo. Em fins do século II, com a evangelização desses territórios, a religião dos Celtas, chamada druidismo, já tinha desaparecido na maioria das comunidades. Pouco sabemos sobre a religião dos druidas, pois não se escreveu nada sobre ela: tudo era transmitido oralmente de geração para geração. Sabe se que as festividades do Samhain eram celebradas muito possivelmente entre os dias 5 e 7 de novembro (a meio caminho entre o equinócio de verão e o solstício de inverno). Eram precedidas por uma série de festejos que duravam uma semana, e davam início ao ano novo celta. A “festa dos mortos” era uma das suas datas mais importantes, pois celebrava o que para nós seriam “o céu e a terra” (conceitos que só chegaram com o cristianismo). Para os celtas, o lugar dos mortos era um lugar de felicidade perfeita, onde não haveria fome nem dor. A festa era celebrava com ritos presididos pelos sacerdotes druidas, que atuavam como “médiuns” entre as pessoas e os seus antepassados. Dizia-se também que os espíritos dos mortos voltavam nessa data para visitar seus antigos lares e guiar os seus familiares rumo ao outro mundo.
Origem Cristã
Desde o século IV a Igreja da Síria consagrava um dia para festejar “Todos os Mártires”. Três séculos mais tarde o Papa Bonifácio IV († 615) transformou um templo romano dedicado a todos os deuses (panteão) num templo cristão e o dedicou a “Todos os Santos”, a todos os que nos precederam na fé. A festa em honra de Todos os Santos, inicialmente era celebrada no dia 13 de maio, mas o Papa Gregório III(† 741) mudou a data para 1º de novembro, que era o dia da dedicação da capela de Todos os Santos na Basílica de São Pedro, em Roma. Mais tarde, no ano de 840, o Papa Gregório IV ordenou que a festa de Todos os Santos fosse celebrada universalmente. Como festa grande, esta também ganhou a sua celebração vespertina ou vigília, que prepara a festa no dia anterior (31 de outubro). Na tradução para o inglês, essa vigília era chamada All Hallow’s Eve (Vigília de Todos os Santos), passando depois pelas formas All Hallowed Eve e “All Hallow Een” até chegar à palavra atual “Halloween”.
Halloween, Hoje
Fantasia de Halloween.
Se analisarmos o modo como o Halloween é celebrado hoje, veremos que pouco tem a ver com as suas origens: só restou uma alusão aos mortos, mas com um caráter completamente distinto do que tinha ao princípio. Além disso foi sendo pouco a pouco incorporada toda uma série de elementos estranhos tanto à festa de Finados como à de Todos os Santos.
Entre os elementos acrescidos, temos por exemplo o costume dos “disfarces”, muito possivelmente nascido na França entre os séculos XIV e XV. Nessa época a Europa foi flagelada pela Peste Negra (peste bubônica), que dizimou perto da metade da população do Continente, criando entre os católicos um grande temor e preocupação com a morte. Multiplicaram se as Missas na festa dos Fiéis Defuntos e nasceram muitas representações artísticas que recordavam às pessoas a sua própria mortalidade, algumas dessas representações eram conhecidas como danças da morte ou danças macabras.
Alguns fiéis, dotados de um espírito mais burlesco, costumavam adornar na véspera da festa de finados as paredes dos cemitérios com imagens do diabo puxando uma fila de pessoas para a tumba: papas, reis, damas, cavaleiros, monges, camponeses, leprosos, etc. (afinal, a morte não respeita ninguém). Também eram feitas representações cênicas, com pessoas disfarçadas de personalidades famosas e personificando inclusive a morte, à qual todos deveriam chegar. Possivelmente, a tradição de pedir um doce, sob ameaça de fazer uma travessura (trick or treat, “doce ou travessura”), teve origem na Inglaterra, no período da perseguição protestante contra os católicos (1500 1700).
Nesse período, os católicos ingleses foram privados dos seus direitos legais e não podiam exercer nenhum cargo público. Além disso, foram lhes infligidas multas, altos impostos e até mesmo a prisão. Celebrar a missa era passível da pena capital e centenas de sacerdotes foram martirizados.Produto dessa perseguição foi a tentativa de atentado contra o rei protestante Jorge I.
O plano, conhecido como Gunpowder Plot (“Conspiração da pólvora”), era fazer explodir o Parlamento, matando o rei, e assim dar início a um levante dos católicos oprimidos. A trama foi descoberta em 5 de novembro de 1605, quando um católico converso chamado Guy Fawkes foi apanhado guardando pólvora na sua casa, tendo sido enforcado logo em seguida. Em pouco tempo a data converteu se numa grande festa na Inglaterra (que perdura até hoje): muitos protestantes a celebravam usando máscaras e visitando as casas dos católicos para exigir deles cerveja e pastéis, dizendo lhes: trick or treat(doce ou travessuras).
Mais tarde, a comemoração do dia de Guy Fawkes chegou à América trazida pelos primeiros colonos, que a transferiram para o dia 31 de outubro, unindo a com a festa do Halloween, que havia sido introduzida no país pelos imigrantes irlandeses.Vemos, portanto, que a atual festa do Halloween é produto da mescla de muitas tradições, trazidas pelos colonos no século XVIII para os Estados Unidos e ali integradas de modo peculiar na sua cultura. Muitas delas já foram esquecidas na Europa.
Novos elementos do Halloween
A celebração do 31 de Outubro – muito possivelmente em virtude da sua origem como festa dos druidas – vem sendo ultimamente promovida por diversos grupos “neo pagãos”, e em alguns casos assume até mesmo o caráter de celebração satânica e ocultista.
Hollywood contribui para isso com vários filmes, entre os quais se destaca a série Halloween, na qual a violência plástica e os assassinatos acabam por criar no espectador um estado de angústia e ansiedade. Muitos desses filmes, apesar das restrições de exibição, acabam sendo vistos por crianças, gerando nelas o medo e uma idéia errônea da realidade.
A ligação dessa festa com o mal e com o ocultismo se comprova também pelo fato de que na noite do 31 de outubro se realizam na Irlanda, nos Estados Unidos, no México e em muitos outros países missas negras e outras reuniões desse tipo.
Na celebração atual do Halloween, podemos notar a presença de muitos desses elementos. As fantasias, enfeites e outros itens comercializados por ocasião dessa festa estão repletos de bruxas, gatos pretos, vampiros, fantasmas e toda espécie de monstros horríveis, que às vezes chegam a ter conotações verdadeiramente satânicas.
Retirado desse site.
|
---|
Ambrosia facilima

Ingredientes:
1 litro de leite
1 kg de açúcar
6 ovos
canela em pau cravo-da-índia
6 gemas de ovo
1 colher (sopa) de vinagre ou suco de limão
Modo de Preparo:
Ponha o açúcar em uma panela, de preferência com o fundo grosso para não queimar, com 2 xícaras de água. Mexa e leve ao fogo para formar uma calda.
Deixe ferver em fogo forte por 15 minutos, para que a calda fique grossa. Enquanto isso, passe os ovos inteiros e as gemas na peneira, junte o leite e o vinagre.
Quando a calda estiver grossa, junte a mistura de ovos, deixando no fogo para granular por 15 minutos. Baixe o fogo e mexa delicadamente até que fique cozida.
De vez em quando, mexa lentamente para não pegar o fundo. Se começar a secar muito, acrescente mais água.
Fonte: Jornal Zero Hora
GamaVirtual Afiliados - A melhor soluçao de ganhos para blogs brasileiros
A melhor soluçao de ganhos para blogs brasileiros
Não custa nada ver para saber se adapta ao seu gosto.
Por favor me ajudem...
Prezados visitantes, estou fazendo uma pesquisa e preciso da opinião de vocês.
O meu blog está pesado para carregar/abrir?
Peço que deixem um comentário aqui com a resposta, a fim de resolver o problema, se este estiver acontecendo.
O meu blog está pesado para carregar/abrir?
Peço que deixem um comentário aqui com a resposta, a fim de resolver o problema, se este estiver acontecendo.
Mais uma chance para monetizar seu blog
Acessem esse link e saiba como monetizar seu blog com o afiliads.com, ele paga tanto por indicação como por clique e é em português.
Dez coisas que levei anos para aprender... por Luís Fernando Veríssimo..
Dez coisas que levei anos para aprender...
1. Uma pessoa que é boa com você, mas grosseira com o garçom,não pode ser uma boa pessoa. (Preste atenção: Nunca falha ! )
2. As pessoas que querem compartilhar as visões religiosas delas com você, quase nunca querem que você compartilhe as suas com elas.
3. Ninguém liga se você não sabe dançar. Levante e dance.
4. A força mais destrutiva do universo é a fofoca.
5. Não confunda nunca sua carreira com sua vida.
6. Jamais, sob quaisquer circunstâncias, tome um remédio para dormir e um laxante na mesma noite.
7. Se você tivesse que identificar, em uma palavra, a razão pela qual a raça humana ainda não atingiu (e nunca atingirá) todo o seu potencial, essa palavra seria "reuniões".
8. Há uma linha muito tênue entre "hobby" e "doença mental".
9. Seus amigos de verdade amam você de qualquer jeito.
10. Nunca tenha medo de tentar algo novo. Lembre-se de que um amador solitário construiu a Arca e um grande grupo de profissionais construiu o Titanic.
1. Uma pessoa que é boa com você, mas grosseira com o garçom,não pode ser uma boa pessoa. (Preste atenção: Nunca falha ! )
2. As pessoas que querem compartilhar as visões religiosas delas com você, quase nunca querem que você compartilhe as suas com elas.
3. Ninguém liga se você não sabe dançar. Levante e dance.
4. A força mais destrutiva do universo é a fofoca.
5. Não confunda nunca sua carreira com sua vida.
6. Jamais, sob quaisquer circunstâncias, tome um remédio para dormir e um laxante na mesma noite.
7. Se você tivesse que identificar, em uma palavra, a razão pela qual a raça humana ainda não atingiu (e nunca atingirá) todo o seu potencial, essa palavra seria "reuniões".
8. Há uma linha muito tênue entre "hobby" e "doença mental".
9. Seus amigos de verdade amam você de qualquer jeito.
10. Nunca tenha medo de tentar algo novo. Lembre-se de que um amador solitário construiu a Arca e um grande grupo de profissionais construiu o Titanic.
Detalhes de pontos
PONTO SEGREDO
1 Carreira : 1 p.t, * 2 laç, 2 p.j.t*, 1p.t.Repetir sempre a 1 carreira.
BAINHA DENTE DE GATO
Fazer 2 carreiras em p.m, depois tricote: 1 carreira : *1 m,1 laç*.2 carreira: * 1t, 2 p.j.t*.Fazer mais 2 carreiras em p.m
SOLINHA BÁSICA PARA SAPATINHO
Montar 35 pontos:1 carreira : 1 m, laç, 16 m, laç, 1m, laç, 16 m,laç, 1m.2 carreira e todas as pares: em tricô.3 carreira: 2m, laç, 16 m, laç, 3 m, laç, 16 m, laç, 2 m.5 carreira: 3 m, laç, 16 m, laç, 5 m, laç, 16 m, laç, 3 m.7 carreira: 4 , laç, 16 m, laç, 7 m, laç, 16 m, laç, 4 m.9 carreira: 5 m, laç, 16 m, laç, 7 m, laç, 16 m, laç, 5 m.11 carreira: 6 m, laç, 16 m, laç, 9 m, laç, 16 m, laç, 6 m.13 carreira: 7 m, laç, 16 m, laç, 11m, laç, 16 m, laç, 7 m.
1 Carreira : 1 p.t, * 2 laç, 2 p.j.t*, 1p.t.Repetir sempre a 1 carreira.
BAINHA DENTE DE GATO
Fazer 2 carreiras em p.m, depois tricote: 1 carreira : *1 m,1 laç*.2 carreira: * 1t, 2 p.j.t*.Fazer mais 2 carreiras em p.m
SOLINHA BÁSICA PARA SAPATINHO
Montar 35 pontos:1 carreira : 1 m, laç, 16 m, laç, 1m, laç, 16 m,laç, 1m.2 carreira e todas as pares: em tricô.3 carreira: 2m, laç, 16 m, laç, 3 m, laç, 16 m, laç, 2 m.5 carreira: 3 m, laç, 16 m, laç, 5 m, laç, 16 m, laç, 3 m.7 carreira: 4 , laç, 16 m, laç, 7 m, laç, 16 m, laç, 4 m.9 carreira: 5 m, laç, 16 m, laç, 7 m, laç, 16 m, laç, 5 m.11 carreira: 6 m, laç, 16 m, laç, 9 m, laç, 16 m, laç, 6 m.13 carreira: 7 m, laç, 16 m, laç, 11m, laç, 16 m, laç, 7 m.
As bárbaries pelo mundo.Isso é uma vergonha!!!









The ongoing devastation has killed an estimated 400,000 and displaced over 2.5 million Sudanese since February 2003.
A contínua devastação tem um valor estimado de 400000 mortos e mais de 2,5 milhões de deslocados sudaneses desde fevereiro de 2003.

Me desculpem pelas imagens fortes e terriveis,mas devemos saber como o nosso futuro já está comprometido senão cuidarmos de nossas crianças.Pensem nisso.
Um bolo que não é só para a criançada,mas tão fácil que uma criança pode fazer

Ingredientes
Rende 6 porções
• 200 g de chocolate meio amargo
• 2 colheres (sopa) de manteiga
• 4 colheres (sopa) de açúcar
• 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
• 2 ovos inteiros • 6 forminhas para empada
Modo de Preparo
Modo de Preparo
Derreta a manteiga e o chocolate em banho-maria.
Bata os ovos e o açúcar na batedeira até ficar bem claro. Junte o chocolate e a manteiga, misturando com uma espátula.
Depois, acrescente a farinha de trigo.
Unte as forminhas de empadinha com farinha de trigo e coloque a massa − sem preencher toda a fôrma.
Preaqueça o forno e leve para assar de 5 a 7 minutos (dependendo do forno), até os bolinhos crescerem.
Desenforme quente e leve diretamente para o prato. Cubra com confeitos coloridos.
Dica: para congelar, basta colocar a forminha cheia, coberta com filme plástico, no freezer e, quando for servir, deixe o bolinho voltar à temperatura ambiente antes de colocá-lo no forno.
Receita cedida pela Família Burger Rua Monte Alegre, 681, Perdizes, São Paulo, SP Tel.: (11) 3672-8989 www.familiaburger.com.br
Receita da Revista manequim por Milady

Quantidade de pontos multiplo de 4 mais 2 pontos
1ª carreira: 1 meia, *2 juntos em meia, 2 laçadas, 2 juntos em meia * terminando com 1 meia. Repetir as intruções de * a *
2ª carreira: 1 tricô, * 2 tricô, 1 meia, 1 tricô *, terminando a carreira com 1 tricô. Repetir as intruções de * a * Repetir sempre essas 2 carreiras
Obs.: ao tricotar as 2 laçadas, tricote a primeira em tricô e a segunda em meia.
Enxoval completo para menino






Se quiser ver links maravilhoso sobre tricô,crochê,ponto cruz e outros artesanatos, clique aqui.
Fim de semana com a Laura
Subscribe to:
Posts (Atom)